A história da canção: Final de Tarde

Amigos, tudo bem?

###UPDATE#### Vídeo do Péricles falando sobre a música (16m50s) :


Vou tentar dividir com vocês a história dessa música que compus em parceria com o Thiago Silva e se tornou um grande sucesso em todo Brasil: Final de Tarde, gravada pelo Péricles.

Essa história começou muito antes do que Eu imaginava. Em meados de 2012 tive uma música gravada pelo Rodriguinho no CD "O Mundo dá voltas" e conheci, através da minha amiga e parceira de composição nessa música, o pessoal do escritório do Rodriguinho, que era o mesmo escritório que cuida da carreira do Péricles.

Desde então, sempre que alguém desse escritório vai lançar um CD, recebo deles alguns pedidos de músicas e eu, claro, envio com maior prazer. Quando me disseram que o Péricles iria gravar um DVD de inéditas, enviei uma música (Isso mesmo, apenas uma música!) que tinha feito, achava linda, mas no meu íntimo nunca tinha mostrado para nenhum artista por achá-la com muita cara de "Anos 90".

Não sei exatamente o motivo, mas sempre achei a melodia de "Final de Tarde" um pouco arrastada e como o andamento da música é muito marcado, achava que ela "datada" e que nenhum cantor, exceto o Péricles poderia grava-la. Pode parecer estranho dizer isso hoje, depois que tudo aconteceu, mas me lembro como se fosse hoje, que quando ouvi a música pronta a primeira vez pensei: "Ficou foda, mas só o Péricles gravaria uma música assim". Como nessa época não tinha o menor acesso ao Péricles e nem conhecia ninguém perto do cantor, guardei a música na gaveta enquanto Deus trabalhava em silencio...

É impossível contar essa história, ao menos pra mim, sem atribuir a Deus todas as pequenas coincidencias que aconteceram para essa música se realizar. Certo dia estava no trabalho conversando com um grande amigo que disse estar num momento difícil do casamento. Lembro que, por ser amigo tanto dele quanto da esposa, disse "Vou fazer uma música pra vocês se reconciliarem", mas, não fiz rs! A vida é corrida né? E como o tempo ia passando e a música "deles" não ficava pronta, tive a idéia genial de levá-los ao show do Sorriso Maroto na quadra do Salgueiro e assim o fizemos. Acho que àquela altura, eles já nem sabiam que tinham brigado (rs) mas é aqui que começa a história da canção...

Fui ao camarim dos meninos do Sorriso Maroto, que são amigos além da música, e entre uma conversa e outra reencontrei o Thiago Silva (cavaquinista do grupo e um dos maiores compositores do gênero). Naquela conversa, trocamos contatos e combinamos de tentar fazer algo juntos, pois a admiração era mútua e a nossa afinidade perceptível.

No dia seguinte, o Thiago Silva me enviou 3 lindas melodias por email e lembro que ao escutar a "Melo 3" (Que até então eram só algumas sequencias de notas e uns lálálás) fiquei extremamente emocionado e sabia que ali tinha algo especial. Comecei a fazer uma letra para aquela melodia, mas, não consegui um "tema" que julgasse estar à altura da melodia. Guardei a melodia na gaveta enquanto Deus trabalhava em silencio...

Quem ouve minhas músicas sabe que gosto de usar palavras que não são usualmente usadas. Gosto de fugir da zona de conforto. "Final de Tarde" é uma música de amor que não fala de amor... fala de sensações, sentimentos e foi exatamente uma sensação que deu a "faísca" para a composição dessa letra. Me lembro que, quando meu amigo estava "brigado", por mais que ele estivesse bem, falando que estava bem, o semblante dele dizia exatamente o oposto. E no dia que lembrei disso, "do semblante não esconde", veio uma tempestade de idéias... Daí pra frente foi colocar a melodia do Thiago no computador e fazer a letra, imaginando a história de um cara que está distante de quem ama. E assim foi feito....

Daí pra frente, todo mundo sabe né?! Enviei a música que foi conquistando pouco a pouco a todos, arranjador, diretor musical, músicos, dono do escritório, Péricles e principalmente a galera, que ligou pras Rádios e fez dessa música uma das mais tocadas do Brasil!

Lembro que no dia da gravação do DVD conheci o Péricles, que me olhos nos olhos, com a simplicidade que lhe é peculiar e disse "Muito Obrigado", de uma forma que Eu senti exatamente o tamanho da conquista e da responsabilidade que estavamos assumindo.

Por isso, a todos que curtem compor, deixo a dica, nunca desista, faça com seriedade, honestidade, pois quando sua hora chegar você precisa estar preparado, com verdade, qualidade e principalmente, com humildade de saber que Deus costura todas as coisas e que sem ele, nada acontece. ok?

Obrigado a você, que leu esse testamento rs mas que faz parte também dessa história!
bjs
Edgar do Cavaco

9 comentários:

Unknown disse...

Amo esta música, e estava curiosa para saber que a compôs, por isso procurei na internet, e achei lindo o que escreveu no post.
Todos são especiais, tanto o compositor, quanto o cantor que amo de paixão. Não poderia ser diferente.
Obrigada!!

Unknown disse...

Cara show de bola essa história, música show, a letra ficou a altura, mas essa melodia é foda D+ cara...
Parabéns!!!

Unknown disse...

Cara show de bola essa história, música show, a letra ficou a altura, mas essa melodia é foda D+ cara...
Parabéns!!!

Unknown disse...

A canção perfeita
Muito bem interpretada
Sucesso das rádias
Esse é o melhor presente pra um compositor que compõe com o coração...
Parabéns!!!!👏👏👏

MirWa disse...

Obrigada!
Somente hoje, quase 3 anos depois dessa música se tornar visceral em minha vida, tive a atitude de matar uma curiosidade que tenho desde então. Quem a compôs?!
E muito melhor do que somente descobrir o nome do compositor, foi encontrar esse relato lindo da história por trás da canção.
Mas você já parou pra pensar em como essa mesma letra pode fazer total sentido em uma história diferente?
Foi mais ou menos o que aconteceu comigo.

Unknown disse...

Sempre achei que essa música fosse a história de alguém que tinha ficado viúvo.

Tá custando pra ficha cair que você não vai voltar pra mim.
Luto pra esquecer mas é impossível não pensar, toda hora pego o celular, na esperança de nem sei o que ....

Unknown disse...

Parabéns, Edgar.
História extraordinária!
Obrigado por compartilhar e nos oferecer mais uma chave para ligar o carrossel de emoções.

Anônimo disse...

Explendida canção, o melhor da musíca é sentir a musíca, e essa a saudade bate e faz nós homens dar valor na mulher que amamos !

Anônimo disse...

Pensei que se referia a alguém que faleceu,um grande amor. Linda e dolorida letra. Mas amo.