Como funciona um grupo de Pagode...

Galera, vi nos relatórios aqui que muita, mas muita gente acessou o post que fiz sobre a saída do Thiaguinho do ExaltaSamba. Daí resolvi fazer outro post pra explicar pros leigos, e pros grupos iniciantes, como as coisas funcionam, por trás do palco.
Vamos lá!
1) Eu sou compositor, recebo um % do valor das vendagens de CDs, rádio, shows fiscalizados pelo ECAD (menos de 2% do total de shows, depois faço outro Post sobre o ECAD). Eu sou uma engrenagem indireta do sistema. Assim como eu, milhares de músicos, arranjadores, produtores, roadies, maquiadores, iluminadores, técnicos de som e luz, recebem um valor % em cima do trabalho de um Grupo. Entendido isso? Que bom...
2) Quando um grupo de pagode se inicia, além de juntar 4,5 ou 13 pessoas que saibam tocar os instrumentos, é preciso definir funções. Para um grupo iniciante, sem grana, além de acumular todas as funções descritas acima, ainda tem que 1 pessoa ser o responsável por vender os shows, outra por escolher o repertório, outra por fazer divulgação, panfletagem etc. Como os iniciantes não tem dinheiro, os próprios integrantes do grupo vão acumulando funções, e alguns integrantes começam a ter mais poder de decisão, ou influenciar mais no grupo do que outros. Foi o que aconteceu no inicio do ExaltaSamba, Karametade, Katinguele, Soweto...etc... Beleza? ok!
3) A verdade é que as pessoas pensam que um grupo é uma democracia, mas na verdade, cada integrante tem maior responsabilidade em uma coisa. Um responde pelo repertorio, outro pelos shows, outro pela turne, outro pela estratégia de rádio, etc...
4) Vamos supor que esse grupo começa a fazer sucesso. Começa a entrar uma graninha, então o grupo precisa se estruturar. É nesse ponto, que 95% dos grupos e bandas fracassam. Não é fácil abrir mão de coisas que você sempre fez, delegar as funções certas para as pessoas certas, e investir o dinheiro que está entrando em pessoas e coisas que venham a se reverter para aumentar o sucesso do grupo. Por exemplo: A escolha do empresário e do escritório que vai divulgar a marca e vender os shows pode ser a cova do Grupo. Recentemente tivemos ninguém menos que o Belo trocando de escritório que negocia os seus shows. Como é impossível colocar 5 ou 6 pessoas numa sala pra negociar com empresário, fazer o planejamento do grupo, é natural que se tenha um porta-voz que vai estar mais perto das negociações.
5) Em alguns grupos, como o Só Pra Contrariar nos anos 90, o Alexandre Pires era o DONO da marca SPC, e os músicos eram todos contratados dele. Ou seja, ele definia tudo, e os musicos recebiam salário. Se desse lucro ou prejuízo, azar do Alexandre.
6) Como o ambiente da música é um ambiente promíscuo, um grupo mínimamente estruturado, tem as divisões de % de cada pessoa, bem como as responsabilidades estipuladas em contrado. Por exemplo: aquele cara que está desde o inicio, ralou, tirou dinheiro do bolso pra comprar instrumento, correu atrás mais que todo mundo recebe mais, em contrato, do que o cara que entrou no fim só pq é loirinho e bonitinho. Tudo isso está definido, e é firmado um contrato por um tempo determinado.
7) A medida que as coisas evoluem, e isso é comum, a tendencia é o vocalista do grupo se destacar, mas não ser ele a pessoa que mais influencia as decisões do grupo. Ai existe um conflito. Por vezes o vocalista recebe mais $, tem mais exposição, mas é o que menos influencia na direção do trabalho... Isso incomoda tanto o vocalista que quer ter mais poder de decisão, quanto os outros que estão correndo atrás e vendo que só uma pessoa está em evidencia. Muitas vezes, o grupo puxa e direciona o marketing e a estrategia para ser um grupo de Samba de Roda, mas o vocalista está na onda de cantar Black Music...
8) Por motivos derivados desses conflitos, ou até mesmo pelo desgaste natural do tempo, o desejo e aspiração de buscar coisas novas, muitos vocalistas, Salgadinho, Vává, Belo, Alexandre Pires, Netinho de Paula, Thiaguinho, Rodriguinho e milhares de outros, optaram, em um certo momento por sair do grupo e levar sua própria carreira.
9) Nessa decisão, o menos importante é o dinheiro, pois todos eles fizeram isso no auge, mas acho que o que mais pesa é a vontade de tomar as rédeas da própria vida. Sabe quando você decide sair da casa dos seus pais? é meio que isso...
10) Alguns alcançam muito sucesso, outros caem no ostracismo, mas a verdade é que por vezes, é muito mais importante o integrante que organiza e acerta na hora de planejar o grupo, do que um cantor com voz bacana e abdomen riscado... Isso é o que eu penso. e você? Pensa o que? me responde pelo twitter @edgardocavaco

22 comentários:

Anônimo disse...

participo de um grupo de pagode que esta começandop agora. queria saber mais informações para que possamos progredir. pois estamos recebendo varios convites para tocar aqui em nossa cidade.

Anônimo disse...

nosso grupo se chama pagode Executivo, somos de janauba-MG.

ana cristina disse...

eu pagodeira de carteirinha . geralmente gosto muito dos grupos no inicio , mas quando o vocalista sai deixo de ouvi-lo ,hoje o unico que curto é o belo .adorava exalta não curto mais o ghrigor ,thiaguinho e nem pericles,o mesmo com rodriguinho , leandro leart ,salgadinho,netinho .hoje sou fã do turma do pagode , doce encontro ,nwance,nosso sentimento fundo de quintal na hora h etc.

hoffmam disse...

quero saber como faço para dividir um repertório em blocos para fazer um show

Unknown disse...

Sou empresário odontológico,e gostaria de empresariar um grupo de pagode como eu faço para eu me aproximar de algum grupo e conhecer.

Unknown disse...

Sou empresário odontológico,e gostaria de empresariar um grupo de pagode como eu faço para eu me aproximar de algum grupo e conhecer.

Danyzinha disse...

Olaa meu nome é Dani meu amigo tem um grupo de pagode (Rec 6),o grupo ja faz um tempo que vem tentando tocar em barzinhos,restaurantes aaki na minha cidade,eu gostaria muito mais muito mesmo que alguem me dissese como faz pra poder eles tocarem em outra cidade,tipo com quem deve falar,se prefeitura sei la,quero muito ajudar eles por favor me respondam!!

Unknown disse...

Bom dia... Sou do RJ, e a demanda de grupos de pagode aqui é grande... Estou querendo saber o melhor caminho para ser produtora de um grupo que vem tentando oportunidades, mas infelizmente os componentes não possuem condições de investir no grupo... Alguém que possa nos dar uma luz, um caminho ? Desde já muito obrigada!

Unknown disse...

Boa tarde. Somos do Rio de Janeiro. Sou produtora de um grupo. Caso ainda tenha interesse por favor entre em contato. Segue o zap 979460817

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Nosso tel
31 994351019

Unknown disse...

Bom eu entendi bem oque quiz dizer sempre trabalhei no samba provomendo eventos como vendendo isso que disse ė mto importante mais infeslimente ate hj nao tem faze oque ne paz ai tmj

Unknown disse...

Se tiver algum grupo precisando de um íntegrante sou percucionista

Unknown disse...


Boa noite! Sou do Grupo Relíkia do Samba e somos do Rio de Janeiro. Estamos buscando alguém interessado em investir no grupo, pois temos músicas proprias e somos bastante experientes. Caso ainda esteja a procura de um grupo, favor entrar em contato pelo número
21 976137912 Fernando. É ZAP também.
E-mail: lfqueiroz8@bol.com.br

Unknown disse...

Você toca Tantan? E de qual local?

Unknown disse...

Qualquer coisa chama no ZAP
21 976137912 Fernando

Unknown disse...

invista no meu grupo Reliquia estou gravando um novo CD , CONTATOS (011)977676537 RODNEY coloque no google e vera nossa biografia Participaram varios artista como Pericles , salgadinhos, carica sensação , quinteto branco e preto , fico no aguardo do seu contato precisamos de investidor .

Unknown disse...

Eu quero mandar uma letra de música pra alguns grupos de pagode como que eu faço

Unknown disse...

O meu ZAP e 021980894436

Zoioverde disse...

Sou de campinas e toco tam tam e pandeiro
E estou aprendendo toca cavaquinho
Se tiver algum grupo precisando de integrante meu tel 99128-2166

Unknown disse...

Olá me chamo André, já fiz parte de um grupo de pagode , eu gostaria de saber como faço pra tocar em alguma grupo,eu toco percussão e procuro algo maior , como eu faço pra fazer algum teste pra chegar no profissional

Anônimo disse...

O GRUPO DE PAGODE E PONTOS DA UMBANDA " MINAS DO AXÉ" ESTÁ A PROCURA DE MULHERES ENTRE 25 E 35 ANOS PARA FORMAR A BANDA .
SE VC MULHER TOCA:
CAVAQUINHO
VIOLÃO
PANDEIRO
TANTAN
TAMBORIM
ENTRE EM CONTATO COM GUTO DIAS
FONE. E ZAP
11 94746 4259