A volta do Exaltasamba!

Um dos grupos mais importantes da história do samba vai retornar em 2016! Que legal! Que foda!

Sou fã de carteirinha de tudo que o Exaltasamba fez até hoje e sinceramente, acho que o que é bom pode durar, desde que bem administrado para sempre. Não vou entrar na guerra de opiniões sobre Thiaguinho, Péricles, Chrigor e agora Romero, Nego Branco e etc... Como compositor já trabalhei com todos eles e é inegável a importância de cada um para o segmento.

Também já fiz um post aqui no blog explicando como funciona um grupo de pagode, e nesse post dá pra entender que quando a coisa se torna um "negócio" e começa a envolver muitas pessoas, é extremamente comum o desgaste e algumas mudanças. A estrutura é análoga à bandas de outros ritmos, mas no pagode, temos por característica (ou tinhamos até os anos 90) a montagem do grupo por afinidade, amizade e aos poucos aquilo vai ganhando proporção e quando os integrantes se dão conta, já virou uma profissão, uma indústria com empresário, agente, patrocinador, equipe, 200 pessoas levando sustento para casa e dependendo do seu cavaquinho rs.... Portanto, não esperem que eu vá falar "a verdade nunca revelada" do Exaltasamba. Vim apenas expressar minha felicidade com essa volta.

Falo isso, pois, o Exaltasamba viveu seu ápice nos anos 90 ainda com Péricles e Chrigor nos vocais e depois caiu (E MUITO!) num período em que as velhas fórmulas começaram a não dar mais certo. Isso durou até pouco antes da entrada do Thiaguinho no grupo, que dividindo os vocais com o Péricles (a quem sou eternamente grato por motivos óbvios) deu sangue novo ao grupo somando em conjunto com sua produção, construindo um novo conceito que soube valorizar o antigo e viabilizar novos conceitos para o segmento do pagode.

Dito isso, nessa volta do Exaltasamba, temos algumas pessoas responsáveis pelo sucesso do Exalta lá atrás, tanto no grupo (Thél e Brilhantina) como no (não menos importante) planejamento da carreira. A equipe do Exalta está com pessoas experientes e torço que, também tenha pessoas com visão do novo, pois (reitero) as velhas formulas já não funcionam mais ;) Além de fazer as releituras dos clássicos, o novo Exaltasamba vai precisar de muita dedicação e uma pitada de sorte para criar a identidade com os fãs que seguram esse grupo a tanto tempo. No fim das contas, é o fã que sustenta o trabalho. Pode-se investir rios de dinheiro, mas se o fã não comprar o barulho, já era. Se a música não tocar na rádio, se não tocar na roda de samba, na noite, no churrasco, nem com toda mídia do mundo dará certo.

Do novo exalta, traz nos vocais um amigo pessoal, o Romero Ribeiro, que é uma pessoa incrível que conheci no The Voice Brasil e desde então venho trabalhando na carreira dele. Se existia alguém que poderia causar um burburinho no mercado do samba, esse alguém é o Romero. Embora seja conhecido por 40 milhões de pessoas por conta do programa, POUQUÍSSIMAS pessoas conhecem REALMENTE qual é o lance do Romero e não tenho dúvidas que as pessoas vão se surpreender com a capacidade dele. As coincidências com o Thiaguinho são várias e o fato dele ter uma projeção grande no cenário nacional devido a participação em um reality show aguçam ainda mais a curiosidade das pessoas. Além dele, teremos o Nego Branco - bem conhecido no cenário do Samba e Pagode de SP - e o Jeffinho, um cantor novo do Rio de Janeiro.

Do lado de cá, os fãs Exaltamaníacos torcem por esse novo projeto que vai exigir muito dos responsáveis pois a mídia está dominada pela música sertaneja, por mérito dos sertanejos que entenderam a dinâmica e a fórmula de "fabricar" o sucesso.

Fica a torcida e meu desejo de boa sorte ao meu irmão e amigo Romero!

Um comentário:

Unknown disse...

muito bom o seu trabalho, parabéns! Sou compositor e acabei de criar um blog, estou incluindo minhas músicas, quando der passa lá para deixar sua opinião, será ótimo ouvir receber comentário de alguém com o seu talento. O meu blog é esse: http://nanofreita.blogspot.com.br/
Mais uma vez parabéns e obrigado!